Blog

Marítimo e aéreo qual desses modais de transporte é mais vantajoso no comércio exterior

Os dois principais modais utilizados no comércio exterior são o AÉREO e o MARÍTIMO. Mas, qual deles é mais vantajoso? Bom, esta é uma resposta que depende de alguns fatores. 

Sabemos que o modal MARÍTIMO é o mais utilizado no comércio internacional, pois permite cargas de todos os tipos e em grande volume, é seguro em relação a furto ou perdas e tem um custo menor de frete. Porém, o tempo de espera é bem maior, existe a dificuldade de rotas, já que são poucas regiões com infraestrutura portuária e por conta do volume movimentado conta com mais burocracia no processo de liberação.

Já o modal AÉREO tem características inversas ao marítimo. No aéreo ganha-se na agilidade e disponibilidade de rotas e em contrapartida o custo é significativamente mais elevado e existe a limitação com relação ao volume.

Simplificando em uma palavra, se é que é possível, diríamos que no Marítimo o ganho está no custo e o Aéreo no prazo.

Mas, vale destacar que a melhor opção sempre será aquela baseada em um planejamento, que envolve: o controle do seu estoque, a sazonalidade do produto, o volume, o valor agregado e alguns outros fatores que, com a ajuda da sua assessoria em comércio exterior, serão considerados e mitigados na escolha do modal mais vantajoso.

Somos especialistas em comércio exterior. Ajudamos você e a sua empresa a encontrar alternativas com melhor retorno no mercado internacional.