Blog

Cana Verde, Amarelo, Vermelho e Cinza. Afinal qual a diferença?

As cores são um parâmetro utilizado em todo mundo. Indicam os canais de parametrização do despacho aduaneiro e a classificação é feita pela Receita Federal no registro da Declaração de Importação (DI).

🟢 🟡 🔴 ⚪️

A expectativa é sempre ter o desembaraço aduaneiro no CANAL VERDE é claro! Esta cor significa que seu processo foi dispensado de novos exames documentais, além daqueles já constantes nas fases iniciais, e ainda foi dispensado do exame físico das mercadorias.

O contrário disso acontece no CANAL VERMELHO, onde somente é desembaraçada a mercadoria após a realização do exame documental e físico da carga.

No CANAL AMARELO o desembaraço precisa passar por exame documental e estando tudo correto, é dispensado a verificação física das mercadorias.

Por último tem o CANAL CINZA, nesta parametrização o desembaraço é indicado como havendo irregularidades. Desta forma, é aplicado um procedimento especial de controle aduaneiro e uma conferência rigorosa das mercadorias.

Na Fenícia tomamos os cuidados para que, nos casos de análise pela Aduana, todos os procedimentos e documentos estejam de acordo com a legislação. Sabemos da importância do ganho de tempo e redução de custo ao ter a mercadoria classificada no canal verde.