Blog

Do que se trata importação por conta e ordem?

A importação por conta e ordem acontece quando uma empresa importadora realiza a importação, em seu nome, de produtos adquiridos por outra empresa (que é a real adquirente).

Deve haver um contrato de prestação de serviços entre as empresas e, em todos os documentos de importação, devem constar os dados do importador e do adquirente.

A grande vantagem dessa “terceirização” é que o importador, por sua expertise, se responsabiliza por todas as etapas da importação definidas no contrato, que pode ir desde a negociação com o exportação, intermediação comercial, contratação do transporte internacional, desembaraço aduaneiro, até a entrega da mercadoria no depósito do adquirente.

Ambas as empresas (importador e adquirente) precisam estar cadastrados no Radar e a vinculação das empresas deve ser cadastrada no Portal Único Siscomex.

Por ser uma prestação de serviços, no final do processo, o importador deve emitir uma Nota Fiscal de prestação de serviços para o adquirente, além da Nota Fiscal dos produtos importados.