Importar ou Produzir?
Em um mercado competitivo de um mundo globalizado, é sempre importante ter em mente conceitos e expressões que ajudam a refletir sobre os negócios e até a provocar insights interessantes para tomada de decisões. É como um “sair da caixa”, e viajar sobre aquela ideia para depois voltar à realidade e organizar as ações.
Seguindo esse pensamento, ao analisar se vale mais importar ou produzir, lembramos da expressão: “pra que reinventar a roda” e do conceito de “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman. Com isso, refletimos até onde vale criar alternativas e inventar novas formas de fazer o que já é feito com eficiência no mercado. E, como as atuais relações sociais, econômicas e de produção, que são tão frágeis, efêmeras e maleáveis, como os líquidos, podem afetar na produção da sua empresa.
Com esta breve introdução, de que é preciso ter pé no chão, utilizando-se do que já está funcionando e também ter um olhar no movimento do mercado e da sociedade, vamos destacar algumas vantagens e desvantagens para você fazer a sua reflexão sobre o que é melhor para o seu negócio: IMPORTAR OU PRODUZIR?
Vantagens de produzir um produto:
1. O controle de qualidade pode ser acompanhado de perto.
2. Ter a flexibilidade que permite uma alteração rápida na ordem de produção, para por exemplo, dar prioridade a demanda de um determinado cliente.
3. O conhecimento técnico que sua empresa vai adquirindo e aprimorando, podendo até se tornar um diferencial ou até uma descoberta de novo produto.
Desvantagens de produzir um produto:
1. O investimento inicial necessário para a compra de equipamentos, máquinas e espaço.
2. A capacitação técnica de profissionais para produção. A mão de obra é sempre um fator importante e dependendo do produto a exigência de qualificação pode ser um fator complicador.
3. Os custos fixos de produção podem levar a problemas de fluxo de caixa se houver excesso de capacidade de produção ou se a demanda do mercado diminuir.
4. Os riscos de mercado, caso a resposta ao seu produto não seja positiva. Neste caso você terá investido tempo e dinheiro na produção de algo que não vende.
Vantagens de importar um produto:
1. Custo mais baixo na importação de produtos, visto as diferentes realidades de mão de obra e carga tributária entre os países.
2. Foco no core business. A produção demanda muito tempo da equipe e ao importar é possível focar esse tempo em atividades importantes como marketing, vendas e pesquisa de produtos.
3. Ter maior diversidade de produtos para oferecer aos seus clientes, sem a necessidade de investir em novos processos produtivos.
4. Redução dos riscos de ter problemas com o produto, você pode simplesmente parar de importar e buscar novas fontes.
5. A interação com empresas internacionais traz dinamismo aos negócios por meio de novas relações e do conhecimento de mercados mais desenvolvidos.
Desvantagens de importar um produto:
1. O controle de qualidade é mais limitado, o que pode afetar a satisfação do cliente.
2. É preciso cuidado para não ter dependência de fornecedores.
3. A necessidade de atenção para manter-se em conformidade com leis e regulamentações nacionais e internacionais, o que pode ser complexo e demorado na falta de uma assessoria adequada.
4. A logística pode ser um motivo de problemas no atraso da entrega.
5. Há riscos comerciais com flutuações cambiais, regulamentações comerciais e riscos políticos.
Estes são alguns pontos que entendemos ser interessante analisar para tomar uma decisão, sempre considerando as perspectivas que citamos na introdução deste artigo. Entendemos também que o equilíbrio é uma alternativa que não pode ser desprezada. O comércio exterior pode ser mais uma proposta de operação em seu negócio. Sua empresa pode produzir, aquilo que consegue ter mais eficiência e importar os produtos com maior custo benefício. No mais, sabemos que em um mundo globalizado com desenvolvimento exponencial da tecnologia, abrir-se para o comércio exterior é um fator importante para as empresas que pensam na expansão e na perenidade dos seus negócios .
Por fim, ao ler este artigo você pode se perguntar: como nós, que somos uma empresa de comércio exterior, que estimulamos as empresas a romper fronteiras e buscar novas oportunidades no mercado internacional, apontamos desvantagens na importação de produtos? A resposta é simples, em nossos valores prezamos pela ética e transparência. Nós acreditamos em uma relação genuína de parceria com nossos clientes, por isso, sempre vamos auxiliá-los a ter bons negócios, os quais talvez não passem pela importação.
Vamos lá, coloque tudo na ponta do lápis, reúna sua equipe e analisem as informações com um pé no chão e o outro voando nos conceitos e nas expressões que não surgiram à toa, certo? E com isso, decidam o que é melhor para sua empresa: Importar ou produzir? Ah e é claro, se for importar, conte com a gente!