Modelos de Aviões
Ano passado recebemos no Brasil a visita ilustre do BELUGA, o famoso “avião baleia”. O avião foi construído pela AIRBUS para o transporte das peças dos seus aviões e o nome foi devido ao seu formato que se assemelha justamente a uma baleia Beluga.
Com 56,16 metros de comprimento, 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura da asa, o Beluga é um avião cargueiro que veio ao Brasil transportando um helicóptero. O acesso à cabine do avião é por sua barriga, pois não possui portas laterais e a pressurização é mantida somente nesta parte para não aumentar o seu peso. Suporta até 40 toneladas de carga útil e a porta de entrada da carga acontece pela frente do avião.
Não é um avião com muita autonomia de combustível, já que o objetivo era transportar as peças de outras aeronaves somente entre as fábricas da Airbus na Europa.
Mas, você sabe qual modelo de avião é o da Beluga?
Existem vários fabricantes e modelos de aviões, mas a classificação se resume a 3 principais considerando: a utilização, o tamanho e a configuração. Essa definição é dada observando o deck superior.
Os modelos são:
ALL CARGO OU FULL CARGO: são os aviões específicos para o transporte de cargas, sendo que o maior do mundo atualmente é o Antonov 225 Mriya um avião produzido na Ucrânia com 84 metros de comprimento e 88 metros de envergadura e capaz de decolar com 640 toneladas.
FULL PAX: estes são aviões exclusivos para o transporte de passageiros no deck superior e o deck inferior destinado às suas bagagens. Somente quando há sobra de espaço as companhias preenchem a área com cargas. Estes são os aviões comerciais que vimos em maior número nos aeroportos.
COMBI: o Combi é um avião misto, também conhecido como combinado e transporta tanto passageiros quanto carga. O Boeing 747 foi o modelo mais utilizado na função Combi. Produzido entre 1988 e 2009, a companhia mais conhecida que voou até o início de 2021 com essa versão de avião foi a KLM, da Holanda.
Mas, voltando ao Beluga, o avião é classificado como modelo ALL CARGO e como colocamos acima, apesar de parecer enorme, este não é o maior avião de carga do mundo. Porém, considerando o seu formato, vamos concordar que o Beluga é pelo menos o avião mais “simpático”!