Sua empresa está pronta para o mercado internacional?
O mercado internacional é um ótimo mecanismo para redução de custo e diversificação de produtos, como também uma boa oportunidade para aumentar a carteira de clientes e não depender apenas do mercado nacional. Porém, apesar de parecer atrativo, as empresas precisam ter uma certa maturidade para atuar no comércio exterior com recorrência, afinal todo o sistema ao redor da empresa se amplia: normas, tributos, cultura, moedas e etc. Mas como saber se a empresa está pronta para o mercado internacional?
Avaliar se uma empresa tem maturidade para atuar no mercado internacional envolve considerar uma variedade de fatores, e aqui colocamos alguns iniciais, os quais entendemos que devem ser observados, e quem sabe você pode pontuá-los, para assim, medir qual o grau de maturidade da sua empresa.
Considerando questões mais estruturais que devem ser ajustadas ao tipo de operação (importação ou exportação) entendemos que a empresa precisa avaliar:
Análise Financeira: Avalie a saúde financeira da empresa e a sua capacidade de financiar operações internacionais e lidar com flutuações cambiais.
Experiência em Exportação: Se sua empresa teve alguma experiência com importação ou exportação de produtos ou serviços isso pode indicar uma predisposição para operar internacionalmente.
Recursos Humanos e Capacitação: Analise se a empresa possui pessoal qualificado para lidar com as complexidades do mercado internacional. Alguém da equipe com conhecimento de idiomas estrangeiros, compreensão de culturas diferentes e habilidades de negociação internacional.
Estratégia de Marketing Internacional: Lembre-se que você terá públicos diferentes e precisa ter a capacidade de adaptar sua estratégia de marketing para atender às necessidades e preferências destes públicos;
Infraestrutura Logística: Esta é uma área importante que precisa funcionar bem ou contar com parceiros fortes. Verifique a sua infraestrutura logística, ela precisa ser robusta para lidar com o transporte, armazenamento e distribuição de seus produtos ou serviços em nível global.
Compliance Legal e Regulatório: Certifique-se de que a empresa está em conformidade com todas as leis e regulamentações relevantes nos países onde pretende operar.
Ao avançarmos para questões mais estratégicas uma boa maturidade contaria com:
Análise de Mercado: No caso de exportação, realize uma análise de mercado para entender a demanda pelo produto ou serviço da empresa em diferentes regiões do mundo, bem como, a concorrência existente. Já para importação de produtos, busque por fornecedores qualificados e entenda quais as particularidades para trazer cada produto (tributação, normas sanitárias e etc.),
Risco e Mitigação: Identifique os riscos associados à entrada no mercado internacional, como instabilidade política, riscos cambiais e barreiras comerciais, e avalie as estratégias da empresa para mitigar esses riscos.
Parcerias e Alianças Estratégicas: Será fundamental possuir parcerias ou alianças estratégicas com empresas qualificadas tanto no mercado-alvo quanto na sua origem. Trata-se, por exemplo, dos prestadores de serviços de logística ou da assessoria no despacho aduaneiro e etc.
Planejamento Estratégico de Longo Prazo: Se sua empresa não tem um planejamento de longo prazo é importante fazer um. Entender onde se quer chegar e definir metas para expansão internacional é fundamental para medir os resultados.
Ao considerar esses fatores em conjunto, você pode ter uma visão mais clara da maturidade da empresa para atuar no mercado internacional e identificar áreas que podem precisar de desenvolvimento adicional antes de embarcar nessa jornada.
Existem empresas que realizam este diagnóstico por meio de questionários e entregam ações para iniciar este processo. No site https://braexp.com.br/produto/avaliacao-de-maturidade/ o FIESC oferece este serviço de avaliação. Há também a proposta do “ACESSE O MUNDO” (https://braexp.com.br/produto/acesse-o-mundo/) realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços que de forma gratuita e automatizada oferece uma avaliação de maturidade exportadora e uma lista personalizada de ações.
Fazer essa análise já é um primeiro passo para ingressar no comércio internacional, então vamos lá, transforme seu negócio globalmente!