De 2022 para 2023
Chegamos a mais um final de ano e o momento agora é de fazer um balanço de 2022. Reunir a equipe, analisar os resultados, os erros e acertos que aconteceram. Essa revisão e análise ajudam muito a se apropriar do aprendizado e das experiências adquiridas no ano que passou. Assim, com essa “bagagem” fica mais confiável e eficiente buscar alternativas para 2023 que fortaleçam o que foi positivo e evitem aquilo que não deu certo em 2022.
Reuniões desse tipo, são importantes para todo porte de empresa e elas podem e devem ser simples e práticas, para de fato serem produtivas. Muitos dos erros que cometemos acabamos por vezes repetindo, pois no momento que aconteceram a urgência estava em resolver e não pensar no motivo que gerou o problema. Por isso, essa parada para reflexão é tão importante, é como um resgate de tudo que aconteceu para de fato analisar tanto a causa, quanto a solução. E é claro, que isso vale também para os acertos, quem não quer multiplicá-los!
Com 2022 virado do avesso, compreendido e documentado, agora é hora de partir para 2023.
Aqui falamos de planejamento! Sim, aquele que muitos não dão o devido valor, que acham que não irá adiantar, afinal “não damos conta nem do presente”. Pois é, ledo engano! O planejamento é como um termômetro durante o ano. Ele pode ser um direcionador importante e uma forma da sua empresa saber se está no caminho que deseja.
A premissa básica para iniciar um planejamento é buscar formas de garantir a manutenção do que foi conquistado no ano anterior, e já sabendo o que deu certo e errado, afinal você fez o balanço de 2022, essa etapa fica mais assertiva. Sugerimos pensar em algumas metas, talvez criar um cronograma de quando as coisas devem acontecer, enfim, aplicar as ferramentas de planejamento já conhecidas ou quem sabe até, testar novas possibilidades.
Depois disso, está liberado acrescentar uma pitada de sonho e ousadia, pois neste momento o olhar está no futuro, que ainda não está escrito. Vale ir longe, sonhar e depois materializar o que pode ser alcançado com esforço e trabalho!
Ah, e é claro que a nossa sugestão para aqueles que já atuam no comércio exterior, é abrir ainda mais os horizontes. Se sua empresa é importadora, que sabe começar a exportar, ou que tal buscar novos países para importar ou ainda, buscar novos produtos para o seu negócio? Aos que não iniciaram no comércio exterior, está aí uma ótima meta para colocar no planejamento. Sua empresa no mundo em 2023!
Conseguir analisar 2022 e planejar 2023 é uma demonstração de que você conhece a sua empresa e isso significa amadurecimento do negócio e um caminho muito mais sólido e próspero. Para as empresas que têm essas rotinas no final de cada ano, parabéns! Para aquelas que ainda não tem, vamos lá, sempre é um bom momento para começar!