Os tipos de Containers

Os tipos de Containers

Os tipos de Containers

Barris, tonéis ou caixotes em madeira eram as alternativas de armazenamento por muitos séculos até o empresário americano Malcom McLean ter a ideia de transportar mercadorias em recipientes padronizados para facilitar o carregamento e descarregamento de navios. Mas, foi somente em 1956, que a primeira viagem comercial transatlântica de navio foi realizada utilizando contêineres.

Desde então, os contêineres se tornaram uma forma revolucionária de transportar mercadorias de forma mais eficiente e segura, aumentando a velocidade e reduzindo os custos do comércio internacional. Eles também tornaram possível o intercâmbio comercial entre países e regiões remotas do mundo, possibilitando o aumento do comércio global.

O que seria do Comércio exterior sem os Containers, já imaginou? Enquanto não surgir uma outra forma criativa de armazenamento e transporte de mercadorias os containers seguirão sendo os queridinhos do comércio exterior. 

Os tamanhos variam de 20’ e 40’ pés e muitas tecnologias foram sendo implantadas, com isso vários tipos de containers surgiram. Conheça os principais:

CONTAINER STANDARD/ DRY BOX : utilizado para cargas secas como roupas e eletrônicos.

CONTAINER HIGH CUBE: utilizado para o transporte de cargas secas e também refrigeradas. É um tipo com um espaço interno e externo maior.

CONTAINER TANK: este tipo recebe um revestimento diferenciado indicado para o transporte de produtos químicos corrosivos ou cargas de ácidos e vinhos.

CONTAINER REEFER: este tipo mantém a carga refrigerada. Usado para carga que requer temperaturas constantes abaixo de zero ou que precisam controlar a temperatura.

CONTAINER OPEN TOP: este não possui teto é indicado para cargas que precisam ser carregadas na parte superior do container.

CONTAINER VENTILADO / VENTILATED: com saídas de ar é muito usado para o transporte de cargas que precisam de ventilação.

CONTAINER GRANELEIRO / BULK: este tipo recebe revestimento na sua parte interna e é ideal para o carregamento de grãos.

CONTAINER PLATAFORMA/ FLAT BED:  utilizado  para cargas com excesso de peso, não possui teto e laterais

CONTAINER FLAT RACK: como o flat bed, este tipo  também transporta cargas com excesso de peso, mas em tamanho ainda maiores.

Existem ainda outros tipos, como aqueles exclusivos para o modal aéreo.

Atualmente, os contêineres são utilizados em todo o mundo para transportar uma ampla gama de mercadorias, incluindo alimentos, tecnologia, roupas e muito mais. Eles são essenciais para o funcionamento do comércio internacional moderno e ainda continuam a ser uma das inovações mais importantes da logística e do transporte marítimo.

Share this post


Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?