Dificuldades enfrentadas pelos exportadores brasileiros.
“Exportador, conheça as dificuldades do mercado tão bem quanto o seu negócio e você sempre encontrará o caminho dos melhores resultados”.
A inspiração desta frase está nos conceitos do livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu.
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…” Sun Tzu
Sun Tzu trata dos dois lados da batalha: nós e os nossos inimigos e trazendo para o nosso contexto, “nós” seriam os exportadores e as suas empresas e os “inimigos” seriam as dificuldades que os exportadores encontram para levar seus produtos além das fronteiras.
Para conhecer a si mesmo, nada melhor do que a experiência prática que sempre traz um aprendizado poderoso. Mas, a informação que envolve essa experiência e a cultura da empresa precisam ser organizadas e para isso existem várias ferramentas e metodologias que auxiliam as empresas a mapear as suas operações, a identificar suas fraquezas e fortalezas, a definir seus objetivos e etc.
Já dizia Sun Tzu:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
Conhecer a sua empresa é um processo intrínseco e personalizado, mas sobre o mercado internacional nós podemos auxiliá-lo citando algumas das dificuldades que valem ser observadas e analisadas para evitar surpresas e fazer escolhas positivas para o negócio.
Algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos exportadores brasileiros incluem:
Competitividade: A concorrência internacional é intensa, o que dificulta a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.
Logística: A infraestrutura de transporte no Brasil é inadequada, o que pode dificultar a exportação de produtos em larga escala.
Burocracia: O processo de exportação no Brasil é caracterizado por uma série de regulamentos e procedimentos burocráticos, o que pode ser desafiador para as empresas.
Instabilidade econômica: A instabilidade econômica e política no Brasil pode afetar a confiança dos compradores internacionais e prejudicar as exportações.
Barreiras comerciais: Alguns países impõem barreiras comerciais, como tarifas alfandegárias e restrições a importações, que podem dificultar a entrada de produtos brasileiros no mercado internacional.
Estas são apenas algumas das dificuldades enfrentadas pelos exportadores brasileiros, entendê-las é um passo importante para superá-las e alcançar sucesso no comércio internacional. Por isso, conhecer a si mesmo e ao inimigo é tão importante, só assim você saberá quais são as limitações da sua empresa e também as exigências que virão do mercado.
Afinal, escreveu Sun Tzu:
“A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade“.
Esta capacidade de se adaptar só virá pela maturidade do negócio, que acontece por meio do conhecimento interno e externo. Então, busque a genialidade, e ultrapasse as fronteiras do seu negócio!